top of page

Resolução n° 188 da Agência Nacional de Águas

Você sabia que a nova Resolução Nº 188 da ANA, de 20 de março de 2024, está redefinindo como os produtores devem monitorar o uso de água? Com esta nova regulamentação, todos os usuários regularizados em corpos hídricos da união deverão realizar o automonitoramento do uso de recursos hídricos.

Imagem do Rio Uruguai captura por Drone

O que é a resolução n° 188?

Em resumo, a resolução impõe que, a partir de um prazo definido pela ANA, produtores que utilizam águas de alguns rios, precisarão monitorar e reportar seu uso de água. Existem três tipos de monitoramento determinados pela ANA.

Tipos de monitoramento

Monitoramento indireto: Aqui, o volume é estimado a partir de outra variável medida. Por exemplo, tempo de funcionamento do motor elétrico da bomba hidráulica e calcula-se o volume de água utilizado.

Monitoramento direto: Este tipo de monitoramento utiliza medidores de vazão para medição de forma direta de vazão e volume. Esses dispositivos fornecem leituras precisas ao medir o fluxo de água diretamente no ponto de interesse.


Telemetria: Utiliza medidor de vazão, igual ao monitoramento direto, mas o usuário deverá enviar / transmitir os dados de medição dos pontos de captação para o servidor da ANA a cada 15 minutos..

Impacto para o produtor

A adequação para esta nova medida pode ser um processo complexo e penoso. A definição de qual tipo de monitoramento, instalação de medidores, o envio contínuo de dados e a manutenção dos equipamentos ao longo da safra representam desafios significativos tanto em termos de custo quanto de tempo.

Foto de Drone de uma barragem com INTEGRO instalado

Nossa solução

A Eletroeste está preparada e pronta a ajudar os produtores com o Integro, uma solução que atende às exigências da Resolução nº 188 da ANA. Cuidamos do processo de monitoramento e envio de dados para a ANA, nossa plataforma GARANTE a conformidade com a norma, como também oferece funcionalidades adicionais que facilitam a vida do produtor e reduzem custos operacionais.

Com o INTEGRO, você pode se concentrar em suas atividades essenciais enquanto cuidamos do complexo processo de automonitoramento. Deixe os desafios conosco e desfrute de uma solução eficiente e descomplicada.

bottom of page